Crianças e adolescentes de Apucarana que participam de um projeto social de karatê visitaram, na manhã desta terça-feira (08/07), o Espaço Energia – Museu Copel, em Curitiba. Durante o tour, aprenderam sobre a história da energia, conheceram Pedro Viriato Parigot de Souza e vivenciaram experiências interativas. O projeto conta com 100% de apoio financeiro da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte).
O projeto social “Karatê no Meu Bairro” tem 50 integrantes. Vinte e dois deles, acompanhados de 16 pais ou responsáveis, estiveram presentes no museu. O coordenador Alan Pereira da Silva explicou que a visita tinha o objetivo de fazer com que os participantes conhecessem mais sobre a empresa que patrocina a iniciativa: “Tentamos mostrar que, através da educação e do esporte, conseguimos conquistar o mundo”, afirmou o professor de Educação Física.
Alan possui um currículo impressionante: seis vezes campeão brasileiro, dez vezes campeão sul-americano, vice-campeão mundial e bicampeão pan-americano. Ele integrou a Seleção Brasileira por 25 anos e afirma: “Respiro karatê”.
O atleta busca estender seu conhecimento na arte marcial para aqueles que mais precisam, levando disciplina e defesa pessoal a crianças e adolescentes. Em agosto, o “Karatê no Meu Bairro” completa um ano, e 90 pessoas já passaram pelo projeto. A dedicação de Alan a futuros karatecas é ainda mais longa, com 20 anos de envolvimento em projetos sociais.
Daniela Fernanda Rodrigues, mãe de Helena Rodrigues de Freitas, de 8 anos, participou da viagem de seis horas de Apucarana a Curitiba. Ela matriculou a filha no projeto pensando em defesa pessoal. Já Hivana Lemes, estudante de 16 anos, ingressou na iniciativa por seu interesse em esportes: “Fui uma das primeiras a me inscrever quando soube”, contou. Ela destacou a Sala Parigot de Souza e os objetos antigos da visita: “Sou apaixonada por coisas antigas”.
Roteiro da Visita – A visita começou no Pátio das Energias, onde estavam expostas peças antigas de usinas e experimentos sobre diferentes fontes de energia. Em seguida, os alunos conheceram a sala Energia do Passado, que apresenta a história da energia, desde as formas de conservar o fogo até a lâmpada elétrica. O local exibe vários modelos de medidores, sendo o mais antigo de 1920.
Depois, foram para o espaço Casa Antiga, que mostra eletrodomésticos da década de 1950. No primeiro andar, conheceram a história do engenheiro Pedro Viriato Parigot de Souza, que foi governador do Estado e presidente da Copel no final dos anos 1960. Os objetos foram cedidos pela família ao museu.
Os participantes assistiram a um vídeo explicativo sobre o percurso da energia das usinas até as casas. No Espaço Sustentabilidade, aprenderam sobre o tema e jogaram um jogo da memória sobre biodiversidade.



Por fim, visitaram a Sala Moderna, onde uma maquete ilustra o percurso da energia até as residências. A experiência foi enriquecida com tablets que oferecem um tour virtual com realidade aumentada, mostrando o consumo de energia elétrica de vários aparelhos.
Alan deixou um recado aos alunos: “Precisamos tanto de vocês não só no esporte, mas também na dedicação ao conhecimento e ao estudo”. Ele ressaltou a importância da visita para que os jovens entendam de onde vêm os recursos das aulas e reforçou o compromisso com o projeto: “Se não levam a sério, tiram a vaga de outro participante”.
Texto: Tiago Luiz Bubniak – jornalista da Copel



