Osvaldo Otávio Pereira, criador da Prova 28 de Janeiro

Osvaldo
Leitura em: < 1 min.

A Prova Pedestre 28 de Janeiro é a mais tradicional do Paraná e foi criada pelo engenheiro Osvaldo Otávio Pereira, conhecido como Zero-Zero. A partir de sua primeira edição em 1962, a corrida a cada ano teve o aumento de participantes locais, reúne mais atletas internacionais e geralmente fecha as comemorações do aniversário da cidade.

O engenheiro, nascido em São Francisco do Sul-SC e que amava o esporte, principalmente o atletismo e o pedestrianismo, ocupou vários cargos dentro da Prefeitura de Apucarana e foi vereador de 1959 a 1962. Foi um dos membros mais entusiastas do Diretório Municipal do ex-Partido Social Democrático, fundador do Diretório Municipal do Partido Democrata Cristão e integrou o Diretório Municipal da ex-Arena – Aliança Renovadora Nacional.

Fora da política, Osvaldo foi diretor da “Gazeta de Apucarana” de 1955 a 1957 e colaborou por vários anos com o Jornal Tribuna da Cidade, fundado em 1971. Ele foi o criador da Prova Pedestre 28 de Janeiro em 1962, fazendo dela uma das competições mais conhecidas do gênero em importância no Brasil. Quando do “Jubileu de Prata” de Apucarana em 1969, a “28” se internacionalizou com a presença de atletas de vários países.

Em suas atividades profissionais, Osvaldo prestava assistência técnica para vários municípios do Vale do Ivaí. Era diretor técnico da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), entidade que ajudou a criar, e exercia a vice-presidência da Companhia de Desenvolvimento de Apucarana (Codap), além de possuir uma construtora e ser presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí. Ele faleceu vitima de enfarto no dia 12 de outubro de 1981.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Siga-nos em nossas redes sociais