A atleta baiana Núbia de Oliveira Silva, de 23 anos, será uma das atrações da corrida de 10 Km na 63ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que será disputada no dia 31 deste mês, em Apucarana. A largada será às 20h15, em frente a agência do Banco Bradesco, na Praça Rui Barbosa.
Ela vem como uma das favoritas da prova apucaranense, pois na 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, obteve a terceira posição na classificação geral, sendo a melhor brasileira na tradicional competição.
Nas últimas provas, Núbia tem se destacado alcançando bons resultados, seja no país como no exterior. No Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, ela foi campeã dos 10.000m e dos 5.000m, com recorde pessoal (16:26.51). Na temporada passada, melhorou quatro de suas marcas pessoais – fez o recorde pessoal nos 10.000 m (34:06.56) ao se tornar campeã sul-americana adulta, em abril, em Mar del Plata (Argentina). Em maio, melhorou seu recorde pessoal nos 10 km (32’37”), no Japão. Em julho, veio nos 15 km (52’02”) em Petrolina-PE. Foi campeã da Copa Brasil de Cross Country, em outubro, em Poços de Caldas-MG – venceu os 10 km em 38’34”,
No dia 30 de novembro de 2025, Núbia foi a melhor brasileira, a segunda colocada na Venus Women’s Half Marathon 2025, em São Paulo – com 1:14:11.
Nascida em Campo Formoso, treina com Antônio Ferreira Bonfim Filho. Seus resultados em competições internacionais tem sido um exemplo para as crianças e jovens do povoado em que vive, em Jaguarari, onde está a Escola de Atletismo Flamengo (trabalha com a modalidade no sertão baiano).
OUTRAS ATLETAS DE ELITE – Também confirmaram presença na 63ª Prova Pedestre 28 de Janeiros as atletas brasileiras Renata Moreira dos Santos e Janine Rodrigues de Oliveira. A primeira competidora é a líder do ranking paranaense da prova de 10 Km, enquanto Janine é campeã mato-grossense da meia maratona e primeira colocada da maratona de Pomerode-SC em 2025.
Outras que estão garantidas na corrida do dia 31 de janeiro em Apucarana são as africanas Felismina Cavela, de Angola; Alemtsehay Gebeyehu, da Etiópia; e Emily Chebet, de Uganda.
Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
Foto: Gustavo Alves/CBAt



