As equipes de base do Laranja Mecânica voltam a disputar as Copas da Federação Paranaense de Futebol neste final de semana. As equipes defendem um bom retrospecto em relação à 2024, onde o time Sub-14 foi vice-campeão paranaense e o Sub-16 foi o terceiro colocado.
SUB-14
O time Sub-14 está no grupo “B”, juntamente com Danúbio (Guarapuava), Portuguesa Londrinense e City London – equipe esta que será adversária do Laranja na rodada inicial, tanto do Sub-14 quanto do Sub-16.
Ao todo, 24 equipes participam da Copa:
Grupo A – 5 Equipes: (Azuriz, Colosso, Eclypse, Cascavel e Foz do Iguaçu).
Grupo B – 4 Equipes: (City London, Laranja Mecânica, Portuguesa e Danúbio).
Grupo C – 5 Equipes: (Operário, Hope, Capão Raso, Desportivo e Tupiniquim).
Grupo D – 5 Equipes: (Athletico, Andraus, Colombo, Olímpico e Coritiba).
Grupo E – 5 Equipes: (Araucária, São Joseense, Santíssima Trindade, Shabureya e Uberlândia).
O jogo contra o City London será realizado no CT da equipe londrinense a partir das 8:45h.
SUB-16
Com 32 participantes, a Copa Sub-16 – assim como a Sub-14 – será uma das mais disputadas neste ano. O Laranja Mecânica Arapongas está no grupo “C”, juntamente com o referido City London, Danúbio (Guarapuava) e Paranavaí.
Veja os participantes:
Grupo A – 5 Equipes: (Azuriz, Colosso, Eclypse, Cascavel e Foz do Iguaçu).
Grupo B – 5 Equipes: (Toledo, Verê, Luz da Terra, Vila Nova e Nova Prata).
Grupo C – 4 Equipes: (Paranavaí, City London, Laranja Mecânica e Danúbio).
Grupo D – 4 Equipes: (Pitanga, Iraty, Independente e REC).
Grupo E – 4 Equipes: (Operário, Hope, Capão Raso e Desportivo).
Grupo F – 5 Equipes: (Athletico, Andraus, Colombo, Olímpico e Renovicente).
Grupo G – 5 Equipes: (Araucária, São Joseense, Santíssima Trindade, Shabureya e Uberlândia).
O formato das Copas é o mesmo de 2024: em ambas as categorias, as 16 melhores equipes no geral se classificam para a segunda fase que será em sistema de playoffs (1ºx16º, 2ºx15º e assim sucessivamente) até às finais.
Éder Dedé, técnico da equipe Sub-16, falou conosco sobre a competição:
“Esta nova geração, que consideramos de grande potencial, tem alcançado os objetivos do clube: progredir na carreira e ser transferida para grandes clubes do futebol brasileiro e até mesmo internacionalmente.
Observamos esses jovens atletas como talentos promissores, que já vêm de um processo de formação completo e consolidado nas categorias de base do clube. O objetivo é sempre buscar grandes conquistas nas competições.
Vale ressaltar que obtivemos um bom resultado no ano anterior, ao conquistar o terceiro lugar. Neste ano, no campeonato estadual sub-17, alcançamos a quinta posição, muito próximo do objetivo que era a Copa Sul.
Contudo, a meta é ter um bom desempenho na estreia deste fim de semana e, gradualmente, a cada partida, promover o desenvolvimento e o crescimento desses jovens atletas dentro da competição. Contamos com atletas remanescentes de grande potencial e com novos talentos que estão se integrando à equipe.
O intuito é sempre assegurar que esses jovens cresçam mentalmente, tecnicamente, taticamente e fisicamente, abrangendo os quatro pilares essenciais. A expectativa é sempre elevada, até porque o clube, nos últimos anos, tem apresentado um crescimento expressivo em suas categorias de base.
Acreditamos que, futuramente, o clube alcançará os objetivos que sempre almejou, tanto em resultados coletivos quanto individuais. Nossa premissa é aproveitar os aspectos positivos das temporadas anteriores, corrigindo as deficiências identificadas, a fim de formar atletas mais completos neste processo de desenvolvimento, no qual consideramos estar no caminho certo”, finalizou o treinador.
O Laranja Mecânica Sub-16 entra em campo contra o City London às 10:30h logo após o jogo da equipe Sub-14.
Foto: EC Laranja Mecânica Arapongas.



