Kemilly Nascimento e João Lucas dos Reis são contemplados com o Bolsa Atleta de Apucarana

Leitura em: 3 min.

Os atletas Kemilly Karolinny da Silva do Nascimento, 16, e João Lucas dos Reis Santos, 16, integrantes da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) e representantes de Apucarana, foram contemplados com o Programa Bolsa Atleta Municipal 2025, promovido pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Ambos são atletas formados no Projeto Olympic Wushu Sport, sob coordenação do treinador Lenimar Madeira Dias, e vêm se destacando em competições regionais, estaduais e nacionais. A conquista da bolsa representa o reconhecimento do talento e da dedicação desses jovens, que são verdadeiros exemplos do poder transformador do esporte na vida dos apucaranenses.

Kemilly e João Lucas iniciaram sua trajetória ainda na rede municipal de ensino, onde foram descobertos por meio das aulas de Kung Fu oferecidas nas escolas municipais por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME).

Desde então, trilharam um caminho de evolução contínua, passando de alunos a atletas de alto rendimento e, hoje, Kemilly e João Lucas são os instrutores responsáveis por ministrar atividades para as crianças da mesma rede pública de onde vieram através das aulas no projeto Olympic Wushu Sport.

Com isso, tornam-se lideranças esportivas e sociais, inspirando novas gerações e mostrando que o esporte é um caminho de oportunidades, disciplina e crescimento pessoal.

A atleta Kemilly Nascimento é quatro vezes campeã paranaense, três vezes campeã brasileira de wushu e atualmente compõe a Seleção Brasileira Júnior. Seu principal objetivo é representar o Brasil em campeonatos internacionais e inspirar meninas e jovens a acreditarem em seus sonhos através do esporte.

“Eu comecei a treinar kung fu ainda na escola municipal e nunca imaginei chegar tão longe. Hoje poder representar Apucarana e o Brasil é um orgulho enorme. Quero continuar evoluindo e mostrar para as crianças que tudo é possível quando a gente acredita e se dedica”, destaca Kemilly.

Já o atleta João Lucas, também quatro vezes campeão paranaense e atual campeão brasileiro e membro da Seleção Brasileira, busca continuar evoluindo tecnicamente para possivelmente disputar eventos internacionais como os Jogos Olímpicos de Verão que ocorrerá em Dakar 2026 – Senegal, e contribuir com o desenvolvimento do kung fu em Apucarana, formando novos talentos.

“O esporte mudou a minha vida. Ser atleta e, ao mesmo tempo, ajudar a ensinar outras crianças é algo muito especial. Quero continuar crescendo, representando nossa cidade e mostrando que o kung fu pode transformar vidas assim como transformou a minha”, frisa João Lucas.

O incentivo financeiro do Programa Bolsa Atleta Municipal permitirá que ambos os atletas invistam ainda mais em treinamentos, equipamentos e participação em competição e fortalecendo o nome de Apucarana no cenário nacional e internacional do Kung Fu Wushu.

Segundo o técnico Lenimar, treinador da associação Olympic Wushu Sport, o projeto busca mais do que formar competidores:

“É uma alegria ver atletas que nasceram dentro das escolas municipais e chegarem a esse nível. Eles são exemplos de dedicação e representam o verdadeiro espírito do nosso projeto: disciplina no esporte, excelência na vida, não estou aqui apenas para formar atletas e sim verdadeiros líderes e pessoas independentes”.

Por fim, além das conquistas esportivas, a Olympic Wushu Sport prepara novidades para 2026. Como a abertura de novas vagas de treinos, também aulas de Sanda (Combate) e o desenvolvimento de um novo projeto que pretende conectar empresas parceiras a ações sociais e esportivas, ampliando o impacto do esporte na comunidade e criando oportunidades para atletas e instituições locais. O projeto ainda está em fase de validação, mas promete “mover campeões” também fora dos tatames, fortalecendo a relação entre o esporte, a educação e o desenvolvimento sustentável.

A Olympic Wushu Sport parabeniza os atletas pela conquista e agradece à Prefeitura de Apucarana, a o prefeito Rodolfo Mota, à Secretaria Municipal de Esportes sob direção do secretário de esportes Bruno Marchi e o Superintende Pedro Valim pelo constante apoio e investimento no esporte de base e de alto rendimento. 

Texto: Da Redação

Fotos: Divulgação

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors