As equipes do Ipicks e do Novo Operário/Apucaraninha conquistaram nessa quinta-feira (01/05), no Estádio do Sesi, em Apucarana, os títulos das categorias feminina e masculina, respectivamente, do Torneio do Trabalhador de Futebol, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura. A rodada decisiva foi realizada com o sol brilhando, uma energia contagiante e com a presença de bom público.
Na disputa da categoria feminina, o Ipicks foi bicampeão do torneio ao derrotar o Roma Apucarana pelo placar de 1 a 0, com gol da atleta Verônica. Na competição do ano passado, o Ipicks havia ficado com a primeira posição em decisão que aconteceu no Estádio Olímpio Barreto.
A final da categoria masculina ocorreu entre Novo Operário/Apucaraninha e WS Estamparia/Tupã. No tempo nornal o placar foi de 2 a 2. Jean e Andrei marcaram os gols do Novo Operário e Má (2) fez os tentos do WS. Já na decisão por pênaltis o Novo Operário ganhou o título ao vencer por 8 a 7. O Baiano Futebol Clube terminou o torneio em terceiro lugar e o Pinheirão, do Correia de Freitas, foi o quarto colocado.
Na verdade o Novo Operário/Apucaraninha foi tricampeão da competição, pois em 2022 e 2024 havia jogado com o nome de Andrade e Amigos.
Ao todo, o Torneio do Trabalhador de 2025 contou com a participação de 28 equipes masculinas e duas femininas, totalizando 660 atletas amadores. Segundo as regras do evento, apenas jogadores com vínculo com Apucarana puderam participar, reforçando o caráter local e comunitário da competição.
O prefeito Rodolfo Mota acompanhou as partidas decisivas ao lado do secretário de Esportes, Bruno Marchi, e dos vereadores Gabriel Caldeira e Tiago Cordeiro.
Rodolfo destacou a importância do evento e anunciou planos para futuras edições. “Este torneio contou com a participação de 28 times, numa disputa acirrada e cheia de entusiasmo. Para o próximo ano já estamos iniciando os preparativos, pensando em tornar tudo ainda mais especial, maior e mais envolvente. Isso inclui também o torneio master, as categorias de base, masculino e feminino, especialmente as meninas, que precisam de mais apoio para participar. Quero parabenizar todos os times que participaram, agradecer ao secretário Bruno Marchi e toda a equipe da Secretaria de Esportes pela organização e à população que veio prestigiar e torcer. Essa união faz a diferença e fortalece o esporte em nossa cidade”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota.
O secretário de Esportes, Bruno Marchi, comemorou o sucesso da competição. Ele afirmou que tudo correu bem, sem nenhum tipo de problema e revelou que tem a meta de estimular o futebol amador e aumentar a participação feminina. O secretário apontou a necessidade de cuidar dos campos de futebol no município para que as disputas também possam acontecer em áreas periféricas.
Na categoria masculina também competiram às equipes do Seven Jeans, Shaktar dos Lekes, Dom Romeu, Pirapó, República, Lava Car, Real União, Vila FAP, Misto da Ama, Castelo Branco, Colorado, Amigos do Cidão, Família United, JPG 2011, Tancredo Neves, Brooklin, Ipicks, Diamantina, São Domingos, Adriano Correia, DKS Bonés, Rildo, Vila Mista e Ferroviário.

Texto: Prefeitura de Apucarana e Raul César dos Reis
Fotos: Prefeitura de Apucarana