Em entrevista para a rádio Paiquerê FM de Londrina, Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol, diz que a Federação deverá ser mais rígida quando a qualidade dos estádios no Paraná.
Ele revelou que um novo caderno de encargos foi entregue aos clubes no final de 2024 onde mostra que haverá mais rigor de padrão e qualidade dos estádios a partir de 2026 como gramado e iluminação.
“Temos uma consultoria contratada para rever todos os estádios do Paraná, da primeira e segunda divisão de profissionais. Além disso, está sendo feito um trabalho de consultoria sobre a iluminação dos estádios. Tínhamos um caderno de encargos antigo e fizemos uma atualização deste documento com requisitos mínimos. Publicamos em dezembro (de 2024) como uma forma de mostrar aos clubes quais serão as adequações necessárias para futuras cobranças. Seremos muito rigorosos a partir de 2026”, disse Hélio Cury Filho.
Sobre os gramados sintéticos, Hélio foi direto: “Eles deverão ter certificação da FIFA. Caso não, serão vetados”.
ESTÁDIO JOSÉ CHIAPPIN
Prestes a receber os jogos do Laranja Mecânica Arapongas na segunda divisão em 2025, o Estádio dos Pássaros poderá ter que passar por reformas até 2026, caso a FPF assim queira.
O gramado do estádio foi trocado pela última vez há 10 anos e atualmente conta com uma mistura de gramas Mato Grosso e Esmeralda, além de haver alguns pontos de algo parecido a doenças no gramado.
A iluminação também pode ser motivo de reforma. Inaugurada em 12 de janeiro de 2012 em um amistoso entre Arapongas x Palmeiras – e que acabou empatado em 1×1 – a iluminação é antiga, ainda usando reatores. Ao todo, são quatro torres com 16 reatores em cada. Os reatores possuem potência estimada de 2.000w. Uma substituição por lâmpadas de led pode ser exigida para os jogos do campeonato paranaense em 2026, além de gastar menos energia elétrica.
Inaugurado em 7 de novembro de 1982 no amistoso entre Londrina EC e Grêmio Maringá – e que acabou 3×0 para o Londrina – o Estádio dos Pássaros pertence ao município. Tem capacidade total de 10.440 pessoas, sendo liberado 9.999 pelo Corpo de Bombeiros e 6.240 pela Polícia Militar. Maiores informações do estádio você pode ver clicando aqui.