O futebol paranaense viverá um momento histórico em 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o estado terá sete representantes na próxima edição da Copa do Brasil, um recorde que reflete o bom desempenho das equipes locais na temporada de 2025. A informação foi destacada pelo portal dcmais.
O aumento no número de vagas foi possível graças a uma combinação de resultados, impulsionada principalmente pelo acesso de Athletico e Coritiba à Série A do Campeonato Brasileiro. Ao garantirem o retorno à elite (com o Coxa campeão e o Furacão vice da Série B, entrando diretamente na 5ª fase da Copa do Brasil), a dupla abriu espaço para que as vagas destinadas via Campeonato Paranaense fossem redistribuídas para as equipes subsequentes na tabela.
A “Dança das Cadeiras”
Com a classificação direta da dupla da capital, as vagas do estadual “deslizaram” para os times do interior. O Cianorte, por exemplo, herdou a vaga via Campeonato Paranaense (onde terminou em 6º lugar).
Além disso, o Leão do Vale sagrou-se campeão da Taça FPF. Como já estava garantido pelo estadual, a vaga da Taça FPF foi repassada ao vice-campeão do torneio, o Azuriz, de Pato Branco, que carimbou seu passaporte para a competição nacional pela segunda vez em sua história.
Confira os 7 representantes do Paraná na Copa do Brasil 2026:
- Operário-PR (Campeão Paranaense)
- Maringá FC (Vice-campeão Paranaense)
- Londrina (3º colocado no Paranaense)
- Cianorte (Via classificação do Paranaense/Realocação)
- Azuriz (Vice-campeão da Taça FPF)
- Coritiba (Campeão da Série B 2025 – Entrada na 5ª fase)
- Athletico (Vice-campeão da Série B 2025 – Entrada na 5ª fase)
Foto: Cianorte FC



