A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou oficialmente nesta quarta-feira (26) que a cidade de Londrina será a sede da fase final da Copa Brasil de Vôlei 2026. O palco dos duelos decisivos será o tradicional Ginásio de Esportes Moringão, que receberá as semifinais e finais tanto do naipe feminino quanto do masculino.
O anúncio marca o retorno da competição ao estado do Paraná após um hiato de mais de uma década. A última vez que o estado recebeu o torneio foi em 2014, na cidade vizinha de Maringá. A escolha de Londrina reforça a tradição da cidade no cenário nacional do voleibol e a capacidade do Moringão em receber grandes eventos esportivos.
Calendário Definido
De acordo com o cronograma divulgado pela CBV, a fase final feminina abrirá a série de eventos na cidade. As semifinais estão agendadas para o dia 27 de fevereiro de 2026, com a grande final ocorrendo no dia seguinte, 28 de fevereiro.
Já a fase final masculina acontecerá na semana seguinte. As semifinais serão disputadas no dia 7 de março de 2026, e a decisão do título será no dia 8 de março.
As fases classificatórias, que definem os semifinalistas que viajarão a Londrina, serão disputadas anteriormente nos ginásios dos clubes mandantes, no final de janeiro.
Critérios de Classificação e Vagas
Os confrontos da Copa Brasil são definidos com base na classificação do primeiro turno da Superliga 2025/2026, que tem previsão de encerramento para o dia 21 de dezembro deste ano. O formato segue o cruzamento olímpico: o 1º colocado enfrenta o 8º, o 2º pega o 7º, e assim sucessivamente.
Além do título nacional, a Copa Brasil tem um peso estratégico para o calendário das equipes: os campeões garantem vaga direta na Supercopa 2026 e no Campeonato Sul-Americano de Clubes 2026.
Atualmente, os defensores dos títulos são o Osasco São Cristóvão Saúde (feminino) e o Itambé Minas (masculino).
Serviço
Copa Brasil de Voleibol 2026 – Fase Final
- Local: Ginásio de Esportes Moringão, Londrina (PR)
- Feminino: 27 e 28 de fevereiro de 2026
- Masculino: 7 e 8 de março de 2026
Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)
Foto: Fundação de Esportes de Londrina



