A Federação Paranaense de Futebol (FPF) já definiu as datas e o regulamento do Campeonato Paranaense de 2026. A principal competição do estado terá início no dia 7 de janeiro e promete dois meses de fortes emoções, com a grande final marcada para 7 de março. O campeonato contará com 12 equipes, que foram divididas em dois grupos e um novo sistema para definir os times rebaixados.
Formato de Disputa
Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores times de cada grupo garantem vaga na fase de mata-mata, que começa com as quartas de final. Todas as fases eliminatórias, incluindo as semifinais e a final, serão disputadas em jogos de ida e volta.
Grupos Definidos
A divisão dos grupos já projeta clássicos e confrontos de grande rivalidade regional. Confira a composição:
- GRUPO A: Athletico, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e São Joseense.
- GRUPO B: Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário.
Novidade na Zona de Rebaixamento
Uma das principais alterações para a edição de 2026 está na definição dos times rebaixados. As quatro equipes com as piores campanhas na primeira fase disputarão um “Torneio da Morte”, onde se enfrentarão para definir os dois clubes que cairão para a segunda divisão do futebol paranaense, tendo o 9º enfrentando o 12º e o 10º jogando contra o 11º, em jogos de ida e volta..
A mudança promete uma disputa acirrada para fugir do rebaixamento até o fim da fase inicial.
VAR pode ser utilizado na primeir fase
Foi destacado durante o conselho arbirtral que o VAR poderá ser utilizado nas primeiras rodadas da competição mesmo que esteja previsto para a segunda fase.
Transmissão
O Campeoanto Paranaense será novamente transmitido ao vivo e de forma gratuita pela Federação Paranaense de Futebol que agora conta com um novo parceiro no streaming: o canal GOAT. A RIC/Record continua como parceira na TV aberta.
Foto: FPF/Raphael Brauhardt.