Centro Esportivo Hairton Santos é reinaugurado em Apucarana

Leitura em: 5 min.

O domingo (20/10) amanheceu em clima de festa e de homenagens no esporte apucaranense. A Prefeitura de Apucarana reinaugurou o Centro Esportivo Hairton Santos — popularmente conhecido como campo do Zé Rico. O espaço, um dos locais mais simbólicos do futebol amador de Apucarana, passou por uma reforma completa.

Logo após a cerimônia, o centro esportivo totalmente renovado recebeu duas partidas do Supercampeonato Amador Municipal de Futebol. Os dois confrontos foram marcados por muito equilíbrio e terminaram empatados: São Domingos 2 x 2 Real União e Amigos do Cidão 1 x 1 Tancredo Neves.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância histórica e afetiva do local, ressaltando que a reforma faz parte de um esforço da gestão em devolver aos esportistas espaços mais estruturados e acolhedores. “Estamos fazendo as coisas acontecerem, organizando e preparando a cidade para voltar a ser sede de grandes torneios e chamar a atenção do Vale do Ivaí novamente para o nosso futebol amador”, afirmou.

Rodolfo Mota lembrou ainda que a gestão, com pouco mais de 9 meses, já avança em múltiplas frentes na área esportiva. “Apenas passar o trator ou a roçadeira não resolve. Cuidar de campo de futebol exige capricho: arrancar praga, replantar grama, adubar, regar. É esse carinho que estamos colocando neste e em outros campos”, explicou, citando o trabalho conjunto entre as secretarias de Esportes e de Serviços Públicos, além dos operários municipais.

Melhorias feitas no Centro Esportivo

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, a reforma no Centro Esportivo Hairton Santos foi total, desde a parte estrutural até o acabamento. Foram executados serviços de rede de esgoto, instalação de energia, troca de telhado, substituição de pisos e revestimentos, instalação de novos vasos sanitários, pias e chuveiros.

Marchi também destacou que o espaço recebeu forro de PVC, pintura geral, troca das janelas antigas, manutenção dos gols e alambrados, além de bancos para os jogadores reservas. O espaço também ganhou uma churrasqueira para fortalecer o ambiente de convivência dos esportistas.

Outra preocupação foi quanto à questão de segurança e, visando evitar o vandalismo, foram colocadas grades de proteção. O gramado também recebeu cuidados, além das arquibancadas que ganharam novas cores.

HOMENAGENS

A cerimônia, que contou com uma placa de reinauguração, teve a presença de familiares de Hairton Santos.  A solenidade também contou com a presença dos vereadores Gabriel Caldeira e Sidnei da Levelimp e, do desportista Carlos Alberto Borghi, o Carlito, que coordenou vários campeonatos amadores naquela praça esportiva, principalmente nas décadas de 90 e 2000.

O secretário Bruno Marchi, que foi goleiro nas categorias de base do Santos e do Apucarana Futebol Clube, contou que viveu um momento de emoção especial ao discursar. Antes de sair de Apucarana para atuar em outros clubes, ele foi diversas vezes entrevistado por Hairton Santos, ainda na adolescência. “Voltar aqui, agora como secretário, e ver o campo levando o nome de quem sempre incentivou o esporte é algo muito simbólico para mim”, afirmou.

A viúva de Hairton Santos, Nice Cebrian, agradeceu ao prefeito Rodolfo Mota pelas melhorias e pela homenagem. “O Hairton deixou um legado para as futuras gerações e a sua memória continua viva aqui neste espaço”, disse Nice, que estava acompanhada de demais familiares.

Espaço histórico e símbolo do futebol amador

A reinauguração também reforçou o caráter histórico do local, que surgiu em 1977 e era conhecido como “campo do Lambari”. O jogo de inauguração da praça esportiva foi entre Lambari Esporte Clube e Apucarana Atlético Clube. O Lambari, que era o campeão da Liga Amadora Regional Desportiva de Apucarana (Larda) em 1976, venceu por 2 a 1. Já o Apucarana se preparava para o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Inclusive veio a ser campeão naquela disputa e subindo para a Primeira Divisão em 1978. Na época, o estádio foi inaugurado com o nome de Geraldo Villas Boas, pai do desportista José Flausino Vilas Boas, o Zé Lambari.

Nos anos seguintes, o cantor José Rico reformou o espaço e o transformou em ponto de encontro de artistas e esportistas — daí o nome “campo do Zé Rico”, preservado até hoje na memória afetiva da cidade.

Em 2004, o espaço ganhou oficialmente o nome de Centro Esportivo Hairton Santos, homenageando o radialista e incentivador do esporte. Assim, o campo reúne duas paixões de Apucarana — a música e o futebol — e se consolida como um patrimônio histórico da cidade e símbolo do futebol amador.

Quem foi Hairton Santos

O radialista Hairton Santos, falecido no dia 19 de fevereiro de 2003, foi um dos grandes desportistas do município. Por muitos anos trabalhou como repórter esportivo e apresentador na Rádio Cultura AM. Na emissora comandava ao lado de Nelson Capelari o Programa “A Marcha do Esporte”, líder em audiência principalmente nas décadas de 80 e 90.

Na rádio, além de acompanhar e divulgar o esporte amador, Santos também era o repórter que cobria o dia a dia do Apucarana Atlético Clube. Na época, década de 80, viu o Tricolor ser campeão do Paranaense da Segunda Divisão, do Torneio da Soja e trabalhou em muitos jogos do clube no futebol de elite do Estado. Na emissora o seu último trabalho foi acompanhar o Roma Esporte Apucarana na Primeira Divisão de 2003. Fora da rádio, ele comandou o time de futsal do Harmonia e Simplicidade (HS) nas categorias de base, e também atuou por muitos anos no Departamento de Esportes da Prefeitura de Apucarana (DEPA). Foi o criador do Projeto “Esporte Para Todos” (EPT), que realizada eventos esportivos para crianças, adultos e idosos nos bairros da cidade e na zona rural, foi o promotor do Torneio de Futebol Frigofest, que era realizado anualmente no Estádio Adilson Lázaro Ribeiro (Frigosanto), coordenou várias competições de malha, bocha, corrida pedestre, futsal e de futebol, e foi técnico de equipes de futebol veterano e de times femininos, inclusive conquistando alguns títulos na cidade.

DEMAIS RESULTADOS NESTE DOMINGO

Campo da UTFPR

Vila Fap 2 x 3 Misto da Ama

Pinheirão 4 x 0 Lava Car

Estádio do Sesi

Colorado 1 x 0 Vanguardeira

Baiano FC 1 x 0 Ferroviário da Vila Regina

Texto: Prefeitura de Apucarana e com mais informações de Raul César dos Reis

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors