Após o imbróglio entre Federação Paranaense de Futebol e Oeste Brasil, os campeonatos paranaenses Sub-15 e Sub-17 finalmente deverão acontecer.
Travado desde a “desfiliação” do clube de Toledo junto à FPF e recorrido junto ao STJD com parecer favorável a equipe, o campeonato deverá começar nos próximos dias.
Veja a nota do Oeste Brasil:
“STJD: acordo assegura direitos federativos e evidencia credibilidade do trabalho do Oeste Brasil FC.
Numa decisão que assegura a honradez do trabalho que vem sendo desenvolvido para dar a Toledo e região um clube de credibilidade a toda prova, o Oeste Brasil Futebol Clube garantiu na tarde desta sexta-feira (21), no Superior Tribunal de Justiça da Confederação Brasileira de Futebol, todos os seus direitos federativos e, mais do que isso, tranquilidade para a sequência de sua jornada. Após ter obtido decisão recente no próprio STJD pela manutenção de sua filiação, o julgamento final do caso, nesta sexta-feira, não chegou a termo, por conta de um acordo ajustado entre os presidentes Hélio Cury Filho, da FPF, e Agenor Piccinin, do Oeste Brasil FC.
Agenor fez as tratativas por chamada remota, enquanto o advogado Nixon Fiori trabalhou brilhantemente na defesa dos interesses do clube no Rio de Janeiro, enquanto a FPF era representada pelo próprio Hélio Cury Filho. De outra parte, o presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira, foi incisivo ao afirmar que o papel do colegiado, em primeiro lugar, “é proteger os nossos filiados”
Pelo entendimento efetivado na sede do STJD, o Oeste Brasil deixa de participar dos campeonatos estaduais Sub-15 e Sub-17, cuja tabela já havia sido elaborada, sendo estabelecida a presença no estadual Sub-20 , que será realizado entre as disputas dos campeonatos profissionais da Segundona e da Terceirona de 2025. Para o Oeste Brasil, será o laboratório para a Terceirona, com o time Sub-20 utilizando atletas da categoria Sub-17 e o reforço de outros atletas.
Agenor Piccinin comemora a decisão que extingue a ação e as situações adversas criadas em desfavor do Oeste Brasil. “Foi uma boa solução para ambas as partes. A federação pode, finalmente, iniciar a competição, e nós continuamos filiados e sem qualquer inadimplência junto à entidade”, assegura, salientando que “tudo isso demonstra que o Oeste Brasil está bem representado pelo grupo de pessoas responsável pela sua gestão “. Ganhou o futebol de Toledo com uma demonstração inequívoca de credibilidade do Oeste Brasil FC.”
LARANJA MECÂNICA ARAPONGAS
O Laranja Mecânica Arapongas irá participar das categorias Sub-15 e Sub-17, ficando ausente apenas na categoria Sub-20.
Neste ano, as categorias Sub-15 e Sub-17 foram “unificadas” com as mesmas equipes em ambas as categorias e grupos. São quatro grupos de seis times que foram definidos via sorteio. Vamos a eles:
- Grupo A: Athletico; PSTC; Grêmio Maringá; Apucarana*; Toledo e São Joseense.
- Grupo B: Hope; Campo Mourão; Londrina; Verê; Foz do Iguaçu e Operário.
- Grupo C: Galo Maringá; Portuguesa Londrinense; Cambé; Azuriz; Coritiba e Iraty.
- Grupo D: Maringá; Paranavaí; Laranja Mecânica Arapongas; Cascavel; Andraus e Araucária.
*O City London FC ainda não alterou o nome junto a FPF, por isso ainda se utiliza o Apucarana Sports.
Desta forma, todos jogam contra todos do grupo em dois turnos, se classificando os quatro primeiros colocados de cada grupo para a segunda fase.
Definido os 16 classificados, será disputada às oitavas de final e posteriormente as quartas, semifinal e final, com todos os jogos no formato ida e volta.
Foto: Laranja Mecânica Arapongas.