A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os 12 clubes participantes definiram, em reunião, uma mudança significativa no regulamento do Campeonato Paranaense para a edição de 2026. O novo formato, que visa a reduzir o número de datas da competição, estabeleceu a criação de dois grupos e alterou o sistema de disputa.
Principais Alterações no Regulamento
A principal novidade para o campeonato de 2026 é a sua estrutura. As 12 equipes foram divididas em dois grupos de seis. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão apenas os adversários do Grupo B, em turno único.
Classificam-se para as quartas de final os quatro melhores colocados de cada grupo. A partir dessa fase, os confrontos de quartas de final, semifinais e a grande final serão disputados em jogos de ida e volta, no tradicional formato mata-mata.
Outra mudança importante foi a redução do calendário, que passará de 17 para 12 datas. A medida busca alinhar a competição ao planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a temporada. A data de início do torneio está prevista para 10 de janeiro.
Luta contra o Rebaixamento
A fórmula para definir os rebaixados também foi alterada. As quatro equipes que não avançarem para as quartas de final disputarão um quadrangular, conhecido como “Torneio da Morte”. Os dois times de pior desempenho neste quadrangular serão rebaixados para a segunda divisão do estadual de 2027.
Composição dos Grupos
Após sorteio, os grupos para a competição foram definidos da seguinte maneira:
- Grupo A: Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu.
- Grupo B: Coritiba, Operário-PR, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá.
Foto: Internet.