As contas para o torcedor alviceleste são claras e animadoras. Uma vitória simples contra o Floresta leva o Londrina a nove pontos. Com esse resultado, basta que o São Bernardo não vença o Caxias em seu domínio, no mesmo dia, para que o Tubarão comemore o acesso matematicamente, antes mesmo da rodada final. Neste cenário, o time paulista não teria mais como alcançar os paranaenses.
O destino, aliás, colocou o confronto direto entre Londrina e São Bernardo para a última rodada, no dia 11, às 17h, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), o que pode transformar a partida em uma verdadeira final ou apenas um jogo para cumprir tabela, a depender dos resultados do próximo domingo.
Mesmo que não vença no Ceará, o Londrina seguirá em boa situação.
- Em caso de empate: O time chegará a sete pontos e precisará apenas de mais um empate contra o São Bernardo, em casa, para garantir uma das duas vagas do grupo.
- Em caso de derrota: A equipe entrará na última rodada ainda dependendo apenas de suas próprias forças, mas com a obrigação de vencer o confronto direto no VGD para não depender de outros resultados.
Pés no chão, mas confiança em alta
Apesar da euforia gerada pelo resultado expressivo no Rio Grande do Sul, o discurso no elenco é de cautela. Autor do gol da vitória e peça decisiva neste quadrangular, o centroavante Quirino fez questão de frear qualquer clima de “já ganhou”.
“Não tem nada garantido ainda. Foi um passo muito importante, mas a caminhada não acabou. Agora é descansar, voltar para casa e nos preparar para mais uma batalha fora de casa”, afirmou o atacante em entrevista, que se tornou o carrasco do Caxias ao marcar os dois gols do Londrina nos confrontos contra os gaúchos.
O lateral-esquerdo Matheus Leal, que substituiu com segurança o suspenso Maurício, expulso na partida anterior, reforçou a mentalidade do grupo de manter a identidade de jogo.
“Vamos encarar o Floresta da mesma forma que viemos trabalhando. Não vamos mudar nossas características, que é sempre buscar os três pontos. Independentemente de o jogo ser fora, mostramos aqui que somos capazes e podemos ir lá buscar a vitória”, ressaltou.
O próximo desafio: a muralha cearense
O otimismo, porém, é acompanhado da consciência de que o próximo adversário será um dos mais duros da competição. O Floresta se notabiliza por uma consistência defensiva impressionante: em quatro jogos disputados no quadrangular, a equipe cearense ainda não sofreu nenhum gol.
Além disso, o próximo adversário do Tubarão vive grande fase e não perde há cinco jogos – mais de um mês de invencibilidade, com duas vitórias e três empates no período. Seu único gol marcado na fase final, anotado pelo centroavante Jeam, garantiu uma vitória fundamental por 1 a 0 sobre o São Bernardo, fora de casa, também no domingo.
Para o Londrina, furar essa muralha será o último grande obstáculo antes de poder, enfim, comemorar o retorno à Série B.
Foto: Rafael Martins/LEC